Dermatologista Centro Cabo Frio: Centro Médico Irapoan Pimenta Rua Arísio Gomes Batista, | nº 33, sala 206 | Jardim Flamboyant. 

Tel: (22) 3053-7374

(22) 99717-7623

Cirurgias dermatológicas

Dra Carolina Ottoni - Dermatologista. CRM 52 6383-3

A Dermatologia é  uma especialidade médica que trata da pele, cabelo e unha. Muitas vezes, se faz necessário optar por um tratamento cirúrgico nesta especialidade.

São cirurgias realizadas no consultório, sob anestesia local, visando a retirada de cistos, pequenos tumores, verrugas, pequenas lesões da pele, assim como biópsias, que são a retirada de parte de uma lesão para análise laboratorial.

Várias técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas, de acordo com cada caso.


Vamos exemplificar:

1) Eletrocoagulação:


Com um aparelho chamado Aparelho de Alta Frequência, que veio substituir o antigo  Bisturi Elétrico, realizamos a retirada de pequenas lesões da pele, Verrugas, Xantelasma, Dermatose Papulosa Nigra, Granuloma Piogênico, lesões da mucosa oral e genital, entre outras.
O resultado estético desse procedimento é muito bom!

2) Shaving:


Técnica utilizada para retirar lesões superficiais, rentes à pele, quando não usamos o Aparelho de Alta Frequência. 

3) Excisão e Sutura de Lesões da pele:
Técnica tradicional, onde há a retirada da lesão através da incisão com bisturi e posterior sutura com pontos, para aproximação das bordas cirúrgicas.


Nevos, Cistos, Lipoma, pequenos tumores, alguns tipos de Câncer de pele, como o Carcinoma Basocelular, biópsias, entre outras, são exemplos de indicação para esta técnica. 

4) Cauterização Química:
Utilizando ácido potente, eliminamos algumas lesões da pele, como o Acrocordão, Dermatose Papulosa Nigra, Xantelasma, Condiloma Acuminado

5) Infiltração Intralesional:
É realizada com uma seringa acoplada em pequena agulha, com o objetivo de levar o medicamento direto ao local necessário,  aumentando a eficácia do medicamento e diminuindo os riscos de efeitos colaterais.


Indicado principalmente para Quelóide, Foliculite Queloideana da Nuca e Alopécia Areata.

6) Cirurgia da unha:
Indicada para o tratamento da Unha Encravada, Granuloma Piogênico, biópsias da Unha entre outras.

Os procedimentos realizados no consultório são feitos com o paciente acordado, não havendo necessidade de período de observação pós operatório. 

 


Para que tudo corra bem, é  necessário que antes do procedimento, o paciente seja avaliado para que possamos conhecer suas necessidades e possibilidades, indicando a melhor técnica e evitando complicações!

Gostou do texto? Compartilhe para que seus amigos fiquem

informados também!